Branko aperta o shuffle

January 28, 2015

O português Branko, cofundador da banda Buraka Som Sistema e dono de batidas inconfundíveis - que misturam Kuduro com outros ritmos e sons eletrônicos - veio a São Paulo à convite do RBMA. De Nina Simone a MC Bin Laden ele responde nossa lista de perguntas sobre suas referências musicais e novos sons.

Depois do EP "Control" do ano passado, Branko está prestes a lançar seu tão aguardado primeiro álbum. Intitulado "Atlas", o disco foi gravado em cinco estúdios diferentes ao redor do globo. Tanto isso quanto o nome já sugere o que vem por aí: beats e ritmos das mais variadas cenas musicais do mundo. O produtor aterrisou em São Paulo para gravar aqui e tocar no palco do Red Bull Music Academy, no Meca Festival. Sem se limitar a um só estilo, Branko chamou MC Bin Laden, M. Takara e Guilherme Granado (Hurtmold), o cantor Cícero e a dupla Marginal Men para contribuir com o projeto. 

Além disso, em função da abertura das incrições para o Red Bull Music Academy 2015 que acontecerá em Paris, teremos no Red Bull Station esta sexta (30/1) uma espécie de versão pocket da Academia, na qual ele dividirá sua experiência musical com o público. Enquanto sexta não chega, perguntamos para ele o que rola na sua playlist do momento:

Melhor descoberta musical recente: DJ R7.

A música deste verão - sabemos que é inverno em Portugal mas aqui estamos em clima pré carnaval: Para mim é sempre verão, o meu cerebro não reconhece o inverno, e o tema mais indicado para sol que tenho agora é o African Scream de um produtor de lisboa chamado Dotorado.

O melhor show do Meca: Confesso que não vi muita coisa, mas fiquei bastante impressionado com o dj set do Dago Donato no palco da RBMA. 

Com quais artistas brasileiros gostaria de gravar: Neste momento estou trabalhando no Red Bull Studio São Paulo com um dream team que passa um pouco por todos os gêneros e pessoas inovadoras, desde o MC de funk Bin Laden ao cantor carioca Cícero. Se tivesse de juntar uma pessoa seria o Seu Jorge.

​Uma música para acordar: Eu gosto de acordar com o som da natureza mesmo, a musica só ganha espaço depois de beber um café. 

Melhor som da natureza: ​Sempre gostei de trem, sei que não é bem natureza mas é atmosférico e o ritmo é inspirador.

Uma música pra ouvir no repeat: Cat Rider da banda Little Dragon.

Não podemos morrer sem antes ouvir… Nina Simone.

Defina o seu novo álbum "Atlas" em 3 palavras: work in progress (pelo mundo fora)

Falando no disco, o projeto 20Before15 lançou ano passado a faixa "Eventually" com participação de Alex Rita, da banda Okapii, e Bison, um produtor de Lisboa. "Foi o primeiro tema que criei que senti que me colocou neste trajeto em que estou agora de gravar com diversos artistas em vários estúdios pelo mundo fora a caminho de dar origem ao meu primeiro albúm Atlas", ele explica.